Como Conseguir O Seu Primeiro Emprego

Como Conseguir O Seu Primeiro Emprego

Iniciar uma carreia profissional é um desafio para muitos jovens. Conseguir o primeiro emprego pode parecer uma tarefa muito difícil, principalmente em um mercado onde a experiência é um fator que conta muito na hora de uma empresa contratar um novo funcionário.

Contudo, conseguir o primeiro emprego não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Claro que a tarefa exige determinação e muita força de vontade, mas, se você está em busca dessa oportunidade, três fatores irão te ajudar: planejamento, qualificação e foco.

A preparação para iniciar uma carreira profissional deve começar antes, com investimentos na formação, bem como em cursos que possam complementar o seu currículo. Além disso, é preciso saber que tipo de oportunidade exatamente você está procurando.

Tipos de primeiro emprego

Antes de começar a buscar uma vaga no mercado de trabalho, é importante ter conhecimento sobre as opções oferecidas. Isso irá ajudar você a traçar um plano para conquistar o tão sonhado primeiro emprego.

  • Aprendiz Legal: O programa do Governo Federal surgiu com o objetivo de colocar os jovens que estão cursando, ou os que acabaram de concluir o Ensino Médio, no mercado de trabalho. A iniciativa possui uma série de parcerias com empresas, entidades e órgãos públicos.

A maior vantagem do Aprendiz Legal é que ele totalmente voltando para a capacitação do jovem. Além da carga horária da vaga ser menor, você irá aprender mais sobre todos os aspectos que envolvem uma carreira profissional.

  • Estágio: Também uma excelente opção para quem ainda está estudando (independente se é o nível fundamental, técnico ou superior), os estágios são ofertados por diversas empresas de diferentes portes.

Existem entidades específicas que podem te ajudar nessa busca, é o caso do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Além de intermediar o contato entre empresa e estagiário, o programa oferece uma série de cursos para melhorar seu currículo.

  • Trainee: Essa opção é ideal para quem acabou de se formar em um curso de nível superior. As vagas para esse tipo de programa são mais concorridas, com várias etapas de seleção.

Esse tipo de oportunidade oferece como principal vantagem a capacitação dos jovens, que desde o primeiro momento são preparados para assumir cargos de grande importância na empresa.

  • Emprego Com Carteira Assinada: Apesar de ser o tipo de vaga mais ofertado no mercado de trabalho, esse tipo de oportunidade é destinada apenas para pessoas com mais de 18 anos de idade.

A carga horária, geralmente, é de tempo integral (oito horas diárias), o que dificulta a rotina de quem ainda estuda. Contudo, ter experiência em carteira é um fator de grande peso na carreira profissional.

Todas essas opções de primeiro emprego exigem que o jovem demonstre capacidade, interesse e determinação. Além disso, se você já possui algum tipo de qualificação (cursos, trabalhos voluntários, especializações e etc), isso com certeza irá te ajudar a conquistar a vaga dos sonhos.

Montando o currículo

O seu currículo funciona como uma minibiografia para o futuro empregador, logo, ele precisa ser bem elaborado. Seja objetivo e claro, e, o mais importante, só dê informações verdadeiras.

Colocar informações falsas no currículo apenas para tentar conquistar a vaga é um grande erro. Além das empresas possuírem mecanismos para verificar a veracidade das informações, admitir uma habilidade que você não possui pode gerar problemas futuros.

O currículo deve condessar o maior número de informações na menor quantidade de páginas possível. O empresário busca saber o máximo sobre você em poucos caracteres, por isso, não escreve uma autobiografia com a extensão de um livro.

Como se portar na hora da entrevista

Se você conseguiu marcar uma entrevista para àquela vaga tão sonhada chegou a hora de mostrar todo o seu potencial. Muitos pensam que essa é a etapa mais complicada para se conseguir o primeiro emprego, mas tudo é uma questão de preparação.

Alguns dias antes de conversar com o entrevistador pesquise tudo o que puder sobre a empresa para a qual você está tentando a vaga. Busque desde a história até os principais objetivos dela.

Faça um exame de autoconhecimento, ou seja, se questione sobre determinadas coisas que com certeza irão te perguntar. Por que se interessou pela vaga? Qual seu maior defeito? E sua melhor qualidade? Onde você se vê daqui cinco, dez ou quinze anos? Essas são perguntas frequentemente feitas.

Na hora da entrevista mantenha a calma. O nervosismo provavelmente irá bater, mas respire fundo e se concentre no seu objetivo, conquistar o primeiro emprego. Mostrando confiança e potencial há grandes chances da oportunidade ser sua.